quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Casa das Histórias Paula Rego


A Casa das Histórias Paula Rego, inaugurada a 18 de Setembro, tem tido uma afluência considerável e ascendem a uma média diária de 1500 visitas. Este número deixou-me muito admirada e ao mesmo tempo contente. A opinião do público é unânime quanto à excelente qualidade das obras em exposição e do edifício.
O edifício distingue-se na paisagem por duas grandes estruturas piramidais e pelo betão pigmentado a vermelho. O interior, mais neutro, em tons cinza e pavimentado a azulino de Cascais, oferece condições excepcionais de exposição. A exposição da colecção ocupa um conjunto de salas com características espaciais diferentes que se desenvolvem em torno de um volume mais elevado correspondente à sala de exposições temporárias.

O museu abriu com uma exposição dedicada a trabalhos da artista, criados entre 1987 e 2008, e vai apresentar duas exposições temporárias por ano, a inaugurar na Primavera e no Outono.
Esta primeira mostra inclui pinturas como a primeira obra, intitulada "Life Painting" (1954), criada enquanto estudante da Slade School of Fine Art, em Londres, até às mais recentes como "A Filha do Polícia", quadros da série "Avestruzes Bailarinas", e a célebre "Mulher Cão" (1994).
Globalmente, a colecção do novo museu conta com a totalidade da obra gráfica da artista, num total de 257 exemplares, com várias centenas de desenhos, algumas dezenas de pinturas emprestados pela artista por uma década, também de Victor Willing, seu marido já falecido.

O projecto de Eduardo Souto Moura foi idealizado pela pintora e pelo arquitecto. Este equipamento assume-se como um museu moderno, integrado na paisagem (as árvores existentes mantiveram-se) e será uma referencia cultural no país e em Cascais.

Sem comentários:

Enviar um comentário