segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Habitar Portugal 2006-2008

A exposição "Habitar Portugal" constitui uma das mais importantes mostras de Arquitectura e esta iniciativa da responsabilidade da Ordem dos Arquitectos tem como objectivo promover a Arquitectura em Portugal.
A exposição integra uma selecção de oitenta obras projectadas por arquitectos portugueses e está divida por áreas: Norte, Área metropolitana do Porto, Centro, Área metropolitana de Lisboa, Sul, Ilhas e Fora de Portugal e apresenta um considerável conjunto de projectos/obras de várias gerações de arquitectos. O concurso contou com uma participação de 384 candidaturas.

A exposição inclui autores reconhecidos como Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto Moura, Gonçalo Byrne e João Luís Carrilho da Graça, mas também trabalhos de jovens arquitectos.
Há uma nova geração de arquitectos (1965 a 1975) que devemos seguir com atenção nos próximos tempos.

Quero realçar os trabalhos de dois colegas e amigos Freddy Ferreira César e Miguel Correia (ambos formados no DARQ - Universidade de Coimbra).

O Edifício do Amparo, no Funchal - do atelier RiscoA4 / Freddy Ferreira César foi o único conjunto habitacional seleccionado pelas "Ilhas" e a plasticidade das suas fachadas é notável ( ver imagem superior esquerda).

A intervenção no castelo de Castelo Novo, no Fundão - da equipa de Miguel Correia, é um excelente exemplo de valorização do património edificado.

Não é necessário um olhar muito atento para notar uma evolução muito positiva, na produção arquitectónica nacional, tanto da arquitectura dita doméstica como institucional.

Sem comentários:

Enviar um comentário