domingo, 30 de junho de 2013

CCB






Fui ver a exposição " O Consumo Feliz" no CCB - uma agradável surpresa. (imagem 1)
A exposição O Consumo Feliz. Publicidade e sociedade no século XX apresenta uma seleção de mais de 350 obras da Colecção Berardo de Arte Publicitária, que no total reúne um conjunto de cerca de 1500 exemplares. Único no mundo inteiro, este acervo possui um interesse inigualável, congregando exclusivamente originais de publicidade pintados à mão, miraculosamente salvos das contingências do tempo e da sua inevitável e habitual destruição.

Depois fui ver a colecção Berardo, que está dividida em dois pisos.
Piso 1 (imagem 2)
Coleção Berardo define um percurso pela arte do século XX até aos nossos dias, através dos seus movimentos e protagonistas mais significativos. Neste piso 2 é proposto um percurso pela arte moderna, que se inicia nos primeiros anos do século XX com Picasso e a invenção do cubismo e com Duchamp e a interrogação do ready-made. A rápida e vertiginosa sucessão de vanguardas, que inventaram novos entendimentos do espaço, encontra a sua representação nos núcleos dedicados ao dadaísmo, construtivismo, neo-plasticismo, surrealismo e Abstraction-Création. Trata-se de uma profusão de diferentes posicionamentos que possibilitou uma alteração radical no conceito da obra de arte, da sua respectiva natureza e função.

Piso -1 (imagem 3)
A apresentação da colecção do museu no piso -1 é dedicada ao período que se inicia em 1960 e vem até aos nossos dias. A exposição segue uma ordem cronológica e agrupa os mais significativos movimentos artísticos das neo-vanguardas, como sejam o minimalismo, o concetualismo, o pós-minimalismo, a Land Art ou a Arte Povera, entre outros. No curso destes movimentos o objeto artístico sofreu uma profunda reconfiguração das suas categorias tradicionais, pelo que a sua manifestação implicou a realização de pressupostos apenas vislumbrados pelas vanguardas históricas, e um refazer, no depois desse tempo.

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