sábado, 17 de janeiro de 2015

Homeland: de Portugal para Veneza, de Veneza para Portugal

Fui ver a exposição, no CCB, saí de lá preocupada... com o panorama da Arquitectura em Portugal. Ao ouvir os vídeos ainda mais... o discurso dos arquitectos... muito teórico e sem sentido... O que se passa nas Universidades deste país??




" A Bienal de Veneza termina em Novembro, mas a representação portuguesa não se fica por aí. A 9 de Dezembro, Homeland vem para Portugal, com uma exposição no CCB que resume o exercício de reflexão e trabalho prático desenvolvidos ao longo dos seis meses de Bienal. “HOMELAND | News from Portugal” é uma exposição que se encaixa no processo delineado para o jornal: criar algo de concreto, construtivo e crítico em Portugal.
Pedro Campos Costa, curador do Homeland, dizia, no editorial da 1.ª edição do jornal, que “o projecto não é só uma reflexão crítica, para ser impressa numa exposição como um catálogo – pretende ser muito mais do que isso”. Partindo das temáticas de Homeland, seis equipas de arquitectos trabalharam sobre o território nacional e desenvolveram propostas de intervenção em 6 cidades do país, em estreita colaboração com as autarquias locais e os moradores. Os procjetos abordam seis tipologias habitacionais (Colectiva, Unifamiliar, Informal, Reabilitação, Rural, Temporária) através de seis processos urbanísticos.
A exposição HOMELAND no CCB vai dar a conhecer estes projectos, actualmente em curso em diferentes estádios e com potencial de continuidade nas cidades de Porto, Matosinhos, Lisboa, Setúbal e Évora.
A promoção do diálogo e o envolvimento de diferentes interlocutores, o desencadear de processos e a geração de conteúdo em diferentes formatos (projectos, ensaios, etc) era um dos grandes objectivos da representação portuguesa na Bienal. De Veneza para Lisboa, esta exposição dá continuidade ao impulso criativo despoletado pela Bienal, que se propaga com efeitos positivos para o território de partida, Portugal."

Sem comentários:

Enviar um comentário